sábado, 29 de maio de 2010

Bem vindo! Mais um passo...

Procamponet@gmail.com
Procamponet.blogspot.com


Bem vindo! Mais um passo...

Um dos compromissos do educador moderno é sem dúvida criar “espaços de fala” através dos quais os representantes dos mais variados grupos sociais possam se afirmar como sujeitos de discurso, capazes de se engajar e construir um pensamento crítico sobre a realidade em que vivem. Para tanto, é preciso que esse educador tenha em seu horizonte o fato de que motivar o debate amplo acerca das questões fundamentais para o indivíduo e para a sociedade é cooperar com a consolidação de um ambiente democrático em que a livre expressão do pensamento seja um direito que efetivamente se estenda a todos.

É em função de tal compromisso e com o intuito de cooperar com o debate sobre as questões ligadas ao Campo que os alunos e professores do Curso de Licenciatura em Educação no Campo – PROCAMPO, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, mobilizam-se para a criação deste espaço digital ProcampoNet. Também pretendemos, através de tal iniciativa, contribuir para a consolidação do diálogo entre a UFVJM e comunidade por ela atendida, além de incentivar o exercício da escrita e a percepção desta enquanto instrumento de intervenção e transformação de realidades. Este espaço, por fim, apresenta-se como alternativa viável de divulgação e estimulo das atividades desenvolvidas pelo PROCAMPO.

A opção pelo meio digital desta iniciativa se deve ao entendimento de que, contemporaneamente, toda ação de caráter político, cultural e pedagógico que pretenda transcender o espaço restrito das salas de aula deve se concretizar em diferentes frentes de atuação. Desse modo, acreditamos que o debate, aqui proposto, terá alcance bem mais amplo e contemplará um maior número de agentes sociais que estão direta ou indiretamente envolvidos com a Educação no Campo. Além disso, este blog poderá firmar-se como interessante ferramenta pedagógica a serviço de professores e alunos, que poderão, assim, manter contato ainda mais efetivo.

No entanto, a criação deste espaço digital é apenas mais um passo no sentido de fazer com que o debate sobre as questões do Campo tenha a abrangência de é merecedor. Reconhecemos que, embora importante, esse passo leva a um horizonte curto demais diante das expectativas e esperanças que nutrimos. Mas não deixa de ser importante o passo que inicia um caminho novo e, com isso, revela novos horizontes e desperta outras utopias.

Contamos com sua contribuição, ela nos ajuda a perceber que seguimos em uma direção interessante. Sua contribuição torna esse nosso primeiro passo mais firme e decidido e nos estimula a outros. Seja Bem vindo!


Prof. Luís Henrique da S. Novais

Um comentário:

  1. Olá Pessoal,
    O blog ficou muito muito muito bacana!!!
    Espero que todos usem e abusem dessa ferramenta que pode nos aproximar.
    Até que a indústria cultural tem produzido coisasa muito bacanas!!!
    Vamos dialogar então, né?
    Aproveito para convidá-los a ver (olhar, copiar, visitar....) o meu blog que construi já há algum tempo: www.dayselucide.blogspot.com
    Tem coisas interessantes sobre a área de História e alguns "desabafos"... que marcaram a minha vida acadêmica e, até certo ponto, pessoal.
    Grande abraço a cada um de vocês!!!!
    Beijosssssssss
    DAyse Lúcide

    ResponderExcluir